sexta-feira, 28 de março de 2008

os meu vizinhos - o título original

Existem vários tipos de vizinhos, geralmente, são permanentes ou transitários. Os que têm maior peso são os que coabitam na mesma zona que eu, em especial, os que partilham o mesmo número de porta ou paratmar, depois, há os que se deslocam ou vivem no mesmo sítio onde trabalho, por norma, são as pessoas com quem mais tempo passo. Parece não existir uma lei natural que relacione a proximidade de casa, com a facilicidade de aproximação a quem perto de mim vive, posso até constatar, que nas portas com a intimidade do lar, o vizinho me cumprimenta com pressa e com o mínimo exigido pelas regras dos bons costumes, fá-lo com o mesmo entusiasmo com que eu cumprimento alguém que nunca antes vi e que penso não voltar a ver. O mesmo parece já não acontecer, ou pelo menos vai-se esbatendo e verifico que à medida que me afasto em relação à minha residencia, as pessoas parecem ser mais cordeais e gentis e aquelas que se habituaram com a minha rotina diária nos sítios que frequento, parecem ficar genuinamente satisfeitas quando me veêm chegar e a senhora simpática que me lança o bom dia com um largo sorriso, noutra circunstância, bem poderia ser a mesma que entreabre a porta ao lado da minha quando saio ou entro na esperança de encontrar naquele momento assunto que faça preencher o dia.

Nenhum comentário: